sábado, 10 de abril de 2010

Sentindo falta


(...) Detalhes acordam-me toda hora
Porque o caminho a percorrer, eu não cheguei a dar o outro passo
Sei que a qualquer distância consigo alcançar você
Mas como seria se tivesses aqui?
Um toque no pensamento é diferente de um toque na pele
Todos os caminhos estavam ali
E a seta da felicidade indicou outro caminho
E você foi
Mas o caminho a percorrer continua à minha frente
Mas preciso de você
Segurando a minha mão para juntos caminharmos
A distância não será sufoco
Mas desejo de alcançar o outro
E o tempo é apenas um pequeno parágrafo
Na leitura do nosso destino.
Ainda estou aqui
Não jogue fora o mapa do tesouro
Guarde-o, pois na seta indicada estarei eu
Não como tesouro, mas como a chave para a felicidade.
Ainda estou aqui
E o caminho aberto para caminharmos.
A distância não será sofrimento
Mas desejo de encontro (...)

2 comentários:

  1. Mais um comentário sobre minha poesia, da minha amiga Jusci: COMENTÁRIO: Essa poesia destaca um debate simultâneo entre a consciência e a emoção, a realidade e as possibilidades perdidas e as que ainda fazem parte da lista de um futuro intacto. Costumamos sempre querer receber e quase nunca darmos, não se trata de um presente ou uma recompensa, nos sentidos e sentimentos, repara que o autor diz: "Mas como seria se estivesses aqui? "O autor na forma de protagonista da obra simula uma pergunta apenas do seu ponto de vista que lhe favorece, mas como ficaria a obra caso o autor dissesse? -COMO SERIA SE EU ESTIVESSE AÍ?
    As obras literárias são todas reflexivas e flexíveis, tanto no sentido denotativo, quanto na essência do seu sentido literário e figurativo.
    A palavra chave dessa poesia é: ENCONTRO. Mostra o quanto o autor se coloca na dissertação de um acontecimento cotidiano e constante entre a saudade e a esperança de um dia reencontrar o que tanto se procura.
    Ao declarar que é a chave da felicidade estás a se por como concreticidade de sentido figurado em relação ao amor entre duas pessoas independentes da realidade vivida por ambos.
    Na décima sétima frase, há um conselho: “Não jogue fora o mapa do tesouro”.
    É uma fala melancólica, porém de extrema ressonância amorosa, como se fosse um beijo em forma de grito ou um abraço em semelhança de um empurrão na linha do tempo para levá-los ao seu ponto final de partida para um acontecimento adiado por décadas.
    O quarto parágrafo é bem polêmico ao declarar: “O toque no pensamento é diferente do toque na pele”.
    Diz isso aos amantes distantes, (risos) imagine a velocidade e o poder do pensamento, se não fosse o pensamento: Entes queridos seriam esquecidos, amores eternos abandonados, apaixonados seriam laçados na longitude do infinito e a saudade seria apenas um mito entre os tempos passado, presente e futuro.
    Imagine a ingratidão, pois o pensamento é um terreno que germina a semente da esperança noite e dia e faz com que o sol da emoção aqueça a razão em forma de fé nos dando a possibilidade de certeza da conquista sonhada, planejada, objetivada e satisfatoriamente merecedora.
    A décima segunda frase diz: “A saudade não será sufoco,mas desejo de alcançar o outro”.
    É relativamente explícita uma sentinela ansiosa de reencontrar o que está distante. Mostra que a saudade não é o martírio do coração e sim a angústia em ter que esperar, principalmente quando não se sabe exatamente o momento certo de está juntos.
    O mundo dos amantes é sempre uma estrada de cristal, requer mais jeito que força, mais cuidado que rapidez.
    A palavra caminho está presente em quase toda a poesia, seria uma espécie de sub tema da alma gêmea da essência da poesia, afinal o caminho é sinônimo de saída, de jornada, seguir, de partida, de entrada, de chegada e até de infinita busca, desde que se acomode apenas aos sonhos e não no desejo que realizá-lo à base de enfrentamentos de desafios constantes. Nenhuma busca foi pacificamente recompensada sem a árdua luta de transpor os desafios em forma de coragem e decisão. Eis aí o grande segredo da vida real, não apenas dos poéticos desejos literários, coragem para tomar o caminho certo, ou seria tomar o caminho certo ao enfrentar os desafios? Muitos acham que o caminho certo é o caminho sem desafios. Mas qual escolher? O caminho sem obstáculos mas com um grande abismo no final, ou um caminho cheio de desafios e barreiras mas com um paraíso no final? Escolher e não escolher, eis o fracasso ou vitória de cada ser humano ao longo da sua história antes, durante e pós-evolução!

    ResponderExcluir
  2. Risos,obrigada em postar esse comentário,risos, a vida é mesmo UM MISTÉRIO INDECIFÁVEL!!!

    ResponderExcluir

Blog do LÉO SARMENTO

Termos de uso



Caso queira publicar algum dos meus artigos em outros sites ou blogs, favor dar os devidos créditos a mim e colocar o endereço deste blog.



Não sou responsável pelos conteúdos de comentários dos visitantes aqui no blog. O blog poderá possuir textos, fotos, artigos e matérias onde o autor seja desconhecido. Devido a sua utilidade, porém sem publicação do autor no material. Neste caso os direitos autorais estão indefinidos, e não pertencem ao blog. Se você comprovar ser o autor de fotos e/ou textos que foram publicados no blog, sem a indicação do seu nome, entre em contato e solicite a inclusão da autoria ou a exclusão da material. Vou com muito prazer deixar os créditos a você, com direito ao seu link para e-mail ou site, caso queira. De maneira em geral, não irei indicar as referências para sites que divulgam textos de outros sem passar os créditos a estes.



Publicidade. O Blog pode exibir anúncios e propagandas em suas páginas. Não me responsabilizo pelas informações contidas nas propagandas. Você clica numa propaganda por sua total responsabilidade. “Os usuários que utilizam o site, tem total conhecimento e aceitam os termos referidos acima.”



Todos os direitos dos textos são de propriedade de Leonilton Sarmento Batista (Léo Sarmento)